segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Atividades da Confraria Gastronômica Terra Brasilis

  1. A Confraria se reúne mensalmente para elaborar e degustar um jantar completo com entrada, pratos principal, sobremesa e harmonização de bebidas (em geral vinhos, cervejas, águas, sucos, refrescos, refrigerantes e drinques).
  2. Para que se possa administrar adequadamente os custos e as necessidades de espaço e infraestrutura o número de confrades deve se situar entre dez e catorze comensais.
  3. Ao longo do ano o cardápio se alterna entre a culinária brasileira e a cozinha de outros países.
  4. Eventos extraordinários, como os voltados para a degustação de alimentos e bebidas ou o aprendizado de técnicas culinárias (reconhecimento, corte e pré-preparo de carne de aves, suínos e bovinos; elaboração dos molhos profissionais; métodos avançados de cocção dos alimentos e outras) poderão ser programados entre os jantares.
  5. As degustações serão temáticas, desde os encontros do tipo “queijo e vinho” até as voltadas para vinhos e espumantes, as cervejas, os destilados, os embutidos, as conservas especiais e outras delícias.
  6. Para que a Confraria seja funcional é importante que seus membros sejam assíduos nos jantares mensais. Os eventos extraordinários são optativos.
  7. Nos jantares os membros da Confraria poderão participar como:
a) comensais: participam apenas das atividades acessórias sem se envolver na elaboração dos pratos);
b) auxiliares de preparação: atuam diretamente na elaboração dos pratos, sob supervisão;
c) cozinheiros: responsáveis pelo processo de preparo de cada prato.

A cada encontro serão estruturados três grupos: o da entrada, o do prato principal e o da sobremesa. Todos poderão receber as informações sobre a elaboração da atividade de cada grupo.

Todos os confrades e confreiras têm o direito de participar de todas as etapas de elaboração dos jantares e dos eventos, desde a compra dos ingredientes (porque saber onde e o que comprar é muito importante) até a finalização dos pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário